Porto Vale Consorcio

Diferença da poupança e do consórcio como investimento

Sumário

Entenda qual opção é mais vantajosa para o seu dinheiro e patrimônio

Poupança e consórcio com investimento: qual é a melhor opção? Para responder a essa questão, precisamos entender as modalidades e os objetivos existentes por trás da contratação.

Você já deve ter ouvido algum especialista dizer que a poupança, apesar de ser um meio tradicional e conservador de poupar dinheiro, não é a melhor opção em termos de rendimento e valorização do seu patrimônio. 

Em contrapartida, o consórcio como investimento é uma opção que oferece previsibilidade e planejamento para objetivos de consolidação patrimonial. 

Basicamente, quando você coloca seu dinheiro na poupança, ele permanece guardado, mas praticamente estagnado, já que os rendimentos são baixíssimos. 

Já no consórcio, que funciona como um autofinanciamento, você direciona o dinheiro para a conquista de um bem de alto valor agregado, como uma casa, um carro, um caminhão, um terreno ou equipamentos agrícolas.

Dessa forma, ao pensar estrategicamente e com foco na construção de um patrimônio consistente para o futuro e para a aposentadoria, o consórcio é a melhor alternativa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Poupança x Consórcio como Investimento

De fato, a poupança é um meio seguro, com liquidez diária e adequado para quem busca risco mínimo. No entanto, ela oferece um rendimento muito baixo e, por isso, é mais indicada para guardar uma reserva de emergência ou um dinheiro carimbado para algum objetivo de médio prazo.

O que acontece é que a poupança não gera um incremento significativo de patrimônio. Em muitos casos, as pessoas mantêm o dinheiro na poupança apenas pela comodidade ou por medo de perder os valores em outros tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro. 

Hoje, o rendimento da poupança é de 0,5% mais a taxa referencial. A remuneração dos depósitos feitos na poupança é calculada no mês corrido, de acordo com a data de aniversário da conta. 

Como dá para notar, na poupança, o retorno do investimento é baixo. Além disso, é importante que o investidor não mexa no montante acumulado para que consiga notar alguma evolução nos recursos. 

De forma geral, deixar o dinheiro na poupança não é a melhor maneira de planejar o futuro e conquistar bens. Além de não oferecer diversificação, caso o investidor saque o dinheiro antes da data de aniversário da conta (30 dias após o depósito), ele perde todo o rendimento do período. 

Diante de todos esses dados, se você ainda mantém seu dinheiro na poupança por falta de conhecimento sobre outras opções mais vantajosas, está na hora de conhecer melhor o consórcio como investimento. 

Basicamente, o consórcio funciona como um autofinanciamento. Nele, você já entra com um objetivo traçado, que pode ser a compra de uma casa, apartamento, carro ou outro bem de alto valor agregado. 

O consórcio é um investimento tão seguro quanto a poupança, regulamentado pelo Banco Central. A diferença é que nele o seu dinheiro é direcionado de maneira mais estratégica e inteligente.

Benefícios do consórcio para investimento

O consórcio valoriza seu dinheiro, pois mantém seu poder de compra em alta durante todo o período de duração do grupo, graças ao reajuste que corresponde à correção do valor da carta de crédito. 

Assim, o dinheiro direcionado ao consórcio não desvaloriza, preservando sua capacidade financeira para conquistar o bem almejado. 

Outro benefício do consórcio é que, ao ser contemplado, o consorciado recebe o valor integral do crédito contratado e pode usá-lo para comprar seu carro ou adquirir um imóvel à vista, com maior poder de negociação. Isso permite negociar descontos e vantagens extras. 

Tanto no consórcio imobiliário quanto no consórcio automotivo, esse poder de compra à vista faz diferença. Em muitos casos, o consorciado consegue descontos significativos no bem, o que gera um dinheiro excedente que pode ser direcionado para documentação, impostos e seguro, por exemplo. 

Outros benefícios do consórcio como investimento são:

  • Não tem juros;
  • Permite parcelar o valor integral do bem de interesse;
  • Garante planejamento financeiro na construção de patrimônio;
  • É um investimento seguro e regulamentado;
  • Valoriza o seu dinheiro e permite conquistar bens com economia;
  • Ajuda a desenvolver disciplina com o dinheiro e educação financeira;
  • Tem custo baixo;
  • Oferece contemplações mensais;
  • Tem menos burocracia e uma análise de crédito flexível;
  • Facilita o investimento recorrente;
  • Permite formar patrimônio para o futuro.

No consórcio, o cotista tem liberdade para escolher como usar seu dinheiro. Após a contemplação com a carta de crédito, o consorciado decide qual bem deseja comprar, respeitando a categoria do consórcio contratado.

Onde contratar um consórcio para investimento?

Se você gostou das vantagens únicas do consórcio como investimento, saiba que é muito simples contratar a sua cota na Porta Vale Consórcio. Nosso time de consultores mantém canais de comunicação direta com os clientes para prestar atendimentos consultivos e fazer simulações personalizadas de crédito. 

Somos a maior vendedora de consórcios Porto Bank no Brasil e trabalhamos de forma diversificada, com produtos que atendem a todas as necessidades e planejamentos de construção de patrimônio.

Conheça nossos principais consórcios:

Para saber mais sobre o consórcio, entre em contato com a gente e solicite uma simulação sem compromisso!

Outros artigos