O uso do consórcio para quitar financiamento está previsto na Lei 11.795, conhecida como Lei dos Consórcios.
Em vigor desde 2009, a norma permite que a carta de crédito contemplada seja usada para a quitação do financiamento que tenha sido feito para a obtenção de um bem no nome do consorciado.
Aqui, é preciso atenção: ambos os contratos precisam estar no nome da mesma pessoa, não sendo possível quitar o financiamento de terceiros.
Se esta é a sua intenção, o ideal é esperar sua contemplação e solicitar o saque do valor da sua carta de crédito, conforme as regulamentações previamente estabelecidas em contrato pelo seu grupo e administradora.
Outra questão vital na hora de usar o consórcio para quitar financiamento é o fato de que a dívida só poderá ser quitada caso ela tenha sido feita para o mesmo tipo de bem ou serviço que caracteriza o grupo de consórcio.
Por exemplo, a carta de crédito de um consórcio de imóveis não pode ser aplicada para quitar o financiamento de um carro novo.
Também vale ressaltar que o valor da declaração deve ser igual ou superior ao saldo devedor, já que o objetivo é fazer a quitação completa da dívida.
Para garantir sua segurança ao longo desse processo, leia as condições do contrato proposto pela administradora do consórcio com atenção e tire todas as suas dúvidas a respeito da possibilidade de quitar o financiamento com o consórcio antes de seguir em frente.
Em adição, preste atenção em quais serão os documentos necessários para a efetivação do processo. Comprovantes de pagamento de outros gastos, como taxas de cartório e impostos também podem ser exigidos, então já os garanta em mãos para não perder tempo.
As vantagens do consórcio da Porto Seguro são muitas, seja em um consórcio para quitar financiamento ou de qualquer outra modalidade.
Em primeiro lugar, vale destacar a excelência. O consórcio Porto Seguro é um dos mais importantes de todo o país e o grupo cresceu tanto que se transformou em uma holding e hoje conta com várias filiais.
A maior delas, a Porto Vale Consórcio, se destaca pelas contemplações mensais por meio de sorteios ou lance, que apresentam diferentes modalidades, incluindo o lance híbrido.
Outra grande vantagem do consórcio da Porto Seguro é a possibilidade de fazer uso do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS para adquirir o seu bem.
Lembrando que as normas específicas para a realização deste processo são estabelecidas em acordo com as regras da Caixa Econômica Federal. Dê uma conferida no nosso blog, para ler o conteúdo que já fizemos sobre o assunto.
Se você tem interesse em fazer parte de um grupo de consorciados, entre em contato com a Porto Vale Consórcio.
A sede da empresa fica em São José dos Campos, mas também tem filiais na cidade vizinha, Jacareí, e na capital paulista, no bairro Jardim São Paulo.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o blog para não perder as novidades!
1. O que é o consórcio?
2. Quem pode fazer um consórcio
3. Vantagens do consórcio
4. Taxa de Adesão
5. Contemplação do consórcio
6. Carta de crédito
7. Prazos do consórcio
8. Modalidades de consórcio
9. Administradora de consórcios
10. Usando FGTS no consórcio
11. Tudo sobre Grupos de consórcio
12. Consórcio para Investimentos
13. O que é Fundo de reserva
14. História do consórcio
15. Quitação de financiamento
16. Carta de crédito contemplada
17. Consórcio ou financiamento
18. Modificando a carta de crédito
19. Consórcio para Imóveis na planta