A chegada da carta de crédito contemplada é de longe a hora mais aguardada para qualquer consorciado. Afinal, é por meio dela que o objetivo dos membros do grupo poderá ser alcançado.
Se você ainda não sabe muito sobre o funcionamento dos grupos de consórcio e quer entender como o processo de recebimento da carta de crédito contemplada é realizado, não se preocupe que vamos explicar. Boa leitura!
Em primeiro lugar, saiba que a carta de crédito se trata do objeto principal dos grupos de consórcio. É por meio deste documento, e do valor que ele contém, que o investidor poderá realizar a compra do seu bem ou a contratação de um serviço.
O ato da contemplação normalmente acontece por meio de sorteios ou pela vitória de algum lance dentro do grupo, que funciona como uma espécie de leilão.
Cada empresa tem uma maneira diferente de realizar os lances. No consórcio Porto Seguro, por exemplo, existem três tipos de lance: o lance livre, lance fixo e lance embutido.
No lance livre, o consorciado avisa a empresa sobre o lance que se propõe a dar e o valor que pretende pagar junto com a mensalidade, antes que a assembleia mensal aconteça.
Para saber se sua carta de crédito foi contemplada é preciso, primeiro, saber se você foi sorteado ou, caso tenha participado de um lance, se foi vitorioso.
O anúncio da contemplação normalmente é feito de imediato pela empresa responsável pelo consórcio, mas você também pode checar por conta própria.
Além disso, saiba que, mesmo se você não tiver ganhado nenhum lance ou sorteio, assim que todos os outros integrantes forem contemplados você, eventualmente, também será.
Para quem compra, também é interessante, principalmente para quem se interessa por um retorno mais rápido. Entretanto, preste atenção ao prazo das cartas. Neste cenário, é mais interessante escolher cartas com prazos maiores, já que a parcela costuma ser mais atrativa na venda.
Além disso, mesmo com o pagamento do ágio, ou seja, do lucro do investidor, o consórcio ainda é mais barato que um financiamento.
Antes de mais nada, para saber se a carta de crédito é verdadeira, é preciso ter certeza absoluta de que você está realizando a compra com um vendedor confiável. Afinal, existem inúmeras pessoas que aplicam golpes com este tipo de benefício.
Cheque se a empresa administradora realmente existe e se tem autorização do Banco Central para emitir cartas de crédito.
Em seguida, verifique com o grupo administrador se aquela carta realmente é real e, caso seja, se foi, de fato, contemplada.
Isso porque, em alguns casos, o vendedor tenta apenas fazer a transferência da cota de consórcio, sem que tenha sido de fato agraciado, o que significa que você ainda terá que ofertar lances ou pagar por muitas parcelas.
Como o fator que mais pesa para quem busca comprar uma carta já contemplada é o tempo, adquirir a cota de outra pessoa e ainda ter que esperar pela contemplação está longe de ser uma vantagem.
Também é vital que você cheque, com atenção, as condições da contemplação da empresa. Por exemplo, se você estiver comprando uma carta de consórcio de imóveis, precisa comparar o valor do crédito com o valor do imóvel que deseja adquirir, e entender como o valor poderá ser usado.
Por exemplo, se você quer comprar um apartamento de 200 mil reais e encontrou uma carta que possui um valor maior, precisa saber se o crédito pode ser usado para quitar outros custos ou se você já poderá sacar o excedente. Tudo isso precisa estar descrito em contrato.
1. O que é o consórcio?
2. Quem pode fazer um consórcio
3. Vantagens do consórcio
4. Taxa de Adesão
5. Contemplação do consórcio
6. Carta de crédito
7. Prazos do consórcio
8. Modalidades de consórcio
9. Administradora de consórcios
10. Usando FGTS no consórcio
11. Tudo sobre Grupos de consórcio
12. Consórcio para Investimentos
13. O que é Fundo de reserva
14. História do consórcio
15. Quitação de financiamento
16. Carta de crédito contemplada
17. Consórcio ou financiamento
18. Modificando a carta de crédito
19. Consórcio para Imóveis na planta