Porto Vale Consorcio

Sumário

Carta Contemplada: Saiba tudo sobre o momento mais esperado do consórcio

A chegada da carta de crédito contemplada é de longe a hora mais aguardada para qualquer consorciado. Afinal, é por meio dela que o objetivo dos membros do grupo poderá ser alcançado.


Se você ainda não sabe muito sobre o funcionamento dos grupos de consórcio e quer entender como o processo de recebimento da carta de crédito contemplada é realizado, não se preocupe que vamos explicar. Boa leitura!

Como funciona a carta de crédito contemplada?

Em primeiro lugar, saiba que a carta de crédito se trata do objeto principal dos grupos de consórcio. É por meio deste documento, e do valor que ele contém, que o investidor poderá realizar a compra do seu bem ou a contratação de um serviço.

O ato da contemplação normalmente acontece por meio de sorteios ou pela vitória de algum lance dentro do grupo, que funciona como uma espécie de leilão.

Cada empresa tem uma maneira diferente de realizar os lances. No consórcio Porto Seguro, por exemplo, existem três tipos de lance: o lance livre, lance fixo e lance embutido.

No lance livre, o consorciado avisa a empresa sobre o lance que se propõe a dar e o valor que pretende pagar junto com a mensalidade, antes que a assembleia mensal aconteça.

Casal comemorando a carta contemplada do consórcio
No lance fixo, todos os participantes do grupo, que estejam interessados em ofertar um lance com o mesmo valor, são reunidos pela empresa. Assim, ela pode determinar quantas parcelas serão necessárias para adiantar o prazo da contemplação, a partir de valores fixos.

Já no lance embutido, muito usado em consórcio de imóveis, a contemplação é alcançada por meio uma porcentagem da carta de crédito, determinada pela empresa.

Neste tipo de lance, o participante recebe um valor menor do que foi previamente estabelecido para a carta. Isto porque irá utilizar parte da quantia do crédito para fazer o lance embutido.

As assembleias gerais são realizadas pelos integrantes do grupo e organizadas pela empresa que gerencia o consórcio. Geralmente, elas acontecem uma vez por mês, até o encerramento do grupo, ou seja, até que todos tenham sido contemplados.

Como saber se minha carta de crédito foi contemplada?

Para saber se sua carta de crédito foi contemplada é preciso, primeiro, saber se você foi sorteado ou, caso tenha participado de um lance, se foi vitorioso.

O anúncio da contemplação normalmente é feito de imediato pela empresa responsável pelo consórcio, mas você também pode checar por conta própria.


Além disso, saiba que, mesmo se você não tiver ganhado nenhum lance ou sorteio, assim que todos os outros integrantes forem contemplados você, eventualmente, também será.

Como saber se minha carta de crédito foi contemplada

Como funciona a liberação da carta de crédito contemplada?

A liberação da carta de crédito contemplada se inicia assim que o ato for registrado e o processo de aprovação finalizado.

Este processo tem como objetivo verificar se o participante cumpriu com todas as suas responsabilidades para com o grupo, caso exista alguma pendência ou inconsistência.

Se tudo estiver certo, a carta contemplada vai ser liberada para uso. Vale ressaltar que, em boa parte dos casos, a utilização do crédito deve ser feita entre 90 e 180 dias, prazo que vai depender das políticas praticadas pela administradora.

Qual o rendimento de uma carta de crédito?

O rendimento de uma carta de crédito é uma questão importante para quem tem interesse em vender o documento da sua contemplação.

A taxa de rendimento cobrada em cima do valor do crédito normalmente fica em torno dos 10%. O valor estipulado para o lucro do investidor é pago nas prestações do novo consorciado.

Para quem vende, a medida é uma boa escolha, já que poucos investimentos no mercado financeiro geram tanta rentabilidade.
Aproveite o rendimento da carta de crédito contemplada

Para quem compra, também é interessante, principalmente para quem se interessa por um retorno mais rápido. Entretanto, preste atenção ao prazo das cartas. Neste cenário, é mais interessante escolher cartas com prazos maiores, já que a parcela costuma ser mais atrativa na venda.

Além disso, mesmo com o pagamento do ágio, ou seja, do lucro do investidor, o consórcio ainda é mais barato que um financiamento.

Qual o risco de comprar uma carta de crédito contemplada?

Apesar de ser uma escolha viável, ao comprar uma carta de crédito contemplada também é preciso explicar os riscos que esta escolha oferece, quando não é feita a partir de uma análise atenta.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que é provável que o valor pago pelo comprador da carta seja bem maior que o valor que o primeiro cotista teve que desembolsar até então.

Logo, entrar em um grupo novo de consórcio pode ser mais benéfico, dependendo das suas necessidades.

O segundo, e maior risco, é o de golpe. Por isso, é preciso ter atenção redobrada e só comprar uma carta de crédito contemplada depois de checar com a administradora se o documento realmente existe e está disponível.

Quais as vantagens de uma carta de crédito?

As vantagens de uma carta de crédito são muitas. A primeira delas está na ausência da cobrança de juros, como acontece nos financiamentos.

Em segundo lugar, é interessante destacar o poder de negociação que a carta oferece. Isso porque ela funciona como um vale compra do valor do bem ou serviço em questão.

Se você tiver sido contemplado em um consórcio de imóveis, por exemplo, não vai precisar se preocupar com valores de entrada para a propriedade que deseja comprar.

Também será mais fácil negociar descontos e outros benefícios, já que você pagará pelo imóvel de uma só vez.
Também vale lembrar que, antes de ser contemplado, você pode escolher um bem ou serviço diferente do que havia planejado para adquirir inicialmente, desde que seja da mesma natureza.

Não se esqueça também de que você pode sacar o montante adquirido ao invés do produto em questão.
Comprando bens a vista com a carta contemplada

Como conseguir uma carta de crédito contemplada?

Em primeiro lugar, para conseguir uma carta de crédito contemplada é preciso que uma análise cadastral seja feita por parte da administradora. É a empresa que se responsabiliza pela aprovação ou reprovação deste tipo de pedido.

Em termos comparativos, a taxa de aprovação para esta solicitação costuma ser bem maior no mercado de consórcios já contemplados do que no campo dos financiamentos bancários, que ainda contam com a presença de juros.

Como saber se a carta de crédito é verdadeira?

Antes de mais nada, para saber se a carta de crédito é verdadeira, é preciso ter certeza absoluta de que você está realizando a compra com um vendedor confiável. Afinal, existem inúmeras pessoas que aplicam golpes com este tipo de benefício.

Cheque se a empresa administradora realmente existe e se tem autorização do Banco Central para emitir cartas de crédito.

Em seguida, verifique com o grupo administrador se aquela carta realmente é real e, caso seja, se foi, de fato, contemplada.

Isso porque, em alguns casos, o vendedor tenta apenas fazer a transferência da cota de consórcio, sem que tenha sido de fato agraciado, o que significa que você ainda terá que ofertar lances ou pagar por muitas parcelas.

Como o fator que mais pesa para quem busca comprar uma carta já contemplada é o tempo, adquirir a cota de outra pessoa e ainda ter que esperar pela contemplação está longe de ser uma vantagem.

Também é vital que você cheque, com atenção, as condições da contemplação da empresa. Por exemplo, se você estiver comprando uma carta de consórcio de imóveis, precisa comparar o valor do crédito com o valor do imóvel que deseja adquirir, e entender como o valor poderá ser usado.

Por exemplo, se você quer comprar um apartamento de 200 mil reais e encontrou uma carta que possui um valor maior, precisa saber se o crédito pode ser usado para quitar outros custos ou se você já poderá sacar o excedente. Tudo isso precisa estar descrito em contrato.

É crime vender uma carta de crédito contemplada?

Para quem recebeu uma proposta de venda ou tem interesse em vender seus créditos, saiba que não é crime vender uma carta de crédito contemplada.

Entretanto, apesar de ser legal, o processo não pode ser feito de qualquer jeito. É imprescindível que o vendedor não tenha nenhuma pendência e que a empresa esteja regularizada e licenciada pelo Banco Central para emitir cartas de crédito.

Existem ainda outros procedimentos, particulares de cada contrato e empresa, que vão fazer da transferência da cota algo legal. Por isso, preste atenção e converse com a administradora!

Como funciona a venda de carta de crédito?

O primeiro ponto para ter em mente sobre a venda da carta de crédito é que esta só é possível caso seja permitida e regularizada pela empresa responsável pelo consórcio.

Este tipo de venda é cogitada por dois tipos de pessoas: os vendedores profissionais, que buscam lucrar em cima dos consórcios; e os desistentes, ou seja, aqueles que não querem mais continuar com um grupo e, por isso, querem repassar suas cotas.

Neste caso em questão, vale ressaltar que a pessoa provavelmente ainda não foi contemplada. Analise com calma se a transferência vale a pena e converse com os agentes de uma empresa confiável, como a Porto Vale Consórcio, antes de fechar qualquer compromisso.

Gostou do conteúdo de hoje? O que mais quer ver por aqui? Nos conte nos comentários!