A chance de realizar o aumento ou diminuição da carta de crédito é um fator importante para todos os futuros consorciados.
Esta possibilidade pode ser muito útil na hora de escolher outro bem ou serviço, ou ainda, abater as parcelas que ainda restam para o término do pagamento do investimento.
Para entender como este processo funciona, preparamos um conteúdo completo para você ficar a par de tudo. Boa leitura!
Diante da possibilidade do preço do bem ser menor do que o valor da carta de crédito, saiba que é possível fazer as adaptações necessárias, se você estiver ao lado de uma empresa de confiança, como a Porto Vale Consórcio.
Afinal, é natural que os bens sofram variações de preço no mercado com a passagem do tempo. Por isso, é indispensável que as administradoras ofereçam a flexibilidade necessária para que o consorciado possa usar a carta da melhor forma possível.
A Circular 3.432 do Banco Central do Brasil prevê três maneiras possíveis para que você possa fazer uso da diferença do valor da sua carta de crédito:
“I – Pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% (dez por cento) do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros;
II – Quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato;
III – Devolução do crédito em espécie ao consorciado quando suas obrigações financeiras, para com o grupo, estiverem integralmente quitadas.”
Para entender melhor como se daria o uso do crédito neste tipo de realidade, pense que você foi contemplado com uma carta no valor de 300 mil reais em um consórcio de imóveis Porto Seguro.
Caso o imóvel que você quer comprar tenha sido avaliado em torno dos 250 mil, você ainda poderá usar sua carta contemplada para adquirir a propriedade e usar o valor excedente para acertar outras questões pertinentes ao imóvel, por exemplo.
Se você fechou um contrato com um grupo do consórcio Porto Seguro, o primeiro passo para saber se será possível aumentar o valor da carta de crédito é entrar em contato com os agentes da empresa.
É preciso confirmar se uma alteração contratual é possível dentro do seu grupo. Afinal, qualquer tipo de alteração pode afetar os demais integrantes.
Outro ponto importante no qual você deve prestar atenção é: não é possível solicitar o aumento da carta de crédito depois de contemplado.
Seja você o cotista que acabou de ganhar a carta ou alguém que comprou uma carta já contemplada, tenha a ciência de que, neste caso, alterar o valor do crédito não é possível.
1. O que é o consórcio?
2. Quem pode fazer um consórcio
3. Vantagens do consórcio
4. Taxa de Adesão
5. Contemplação do consórcio
6. Carta de crédito
7. Prazos do consórcio
8. Modalidades de consórcio
9. Administradora de consórcios
10. Usando FGTS no consórcio
11. Tudo sobre Grupos de consórcio
12. Consórcio para Investimentos
13. O que é Fundo de reserva
14. História do consórcio
15. Quitação de financiamento
16. Carta de crédito contemplada
17. Consórcio ou financiamento
18. Modificando a carta de crédito
19. Consórcio para Imóveis na planta