Modalidade é uma das preferidas de quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas tem dificuldade em guardar dinheiro e não quer encarar os altos juros dos financiamentos
Quem busca uma alternativa para a aquisição de bens e serviços com menor incidência de juros pode encontrar nas corretoras de consórcios uma solução.
Para utilizar o consórcio como investimento, é importante ter clareza sobre seus objetivos financeiros e estabelecer um planejamento consistente. A boa notícia é que, com disciplina, a modalidade oferece menos burocracia que os financiamentos tradicionais.
Pode ser um imóvel, um veículo, equipamentos empresariais ou até mesmo um projeto de energia solar: o consórcio tem chamado a atenção de muitos brasileiros que buscam uma opção de compra segura e flexível para diversos tipos de bens.
Diferentemente dos tradicionais empréstimos bancários, onde há a cobrança de juros e taxas administrativas elevadas, o consórcio se destaca por não implicar em encargos excessivos.
Prova disso são os números: somente nos três primeiros meses de 2023, o número de pessoas que optaram pela modalidade, se comparado ao mesmo período de 2022, correspondeu a 11,4%, o equivalente a mais de 9,5 milhões de brasileiros. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Mas para utilizar o consórcio como investimento é importante seguir algumas orientações e, antes mesmo disso, entender como funciona a modalidade.
As recomendações dos especialistas vão desde avaliar cuidadosamente suas necessidades a longo prazo até escolher uma corretora confiável.
Para te ajudar nesta jornada, separamos nesta matéria tudo o que você precisa saber para utilizar o consórcio!
Afinal, o que é consórcio?
O consórcio é um modelo econômico e planejado que permite a aquisição de bens e serviços de forma previsível e organizada. Por meio dele, é possível realizar o sonho da casa própria, trocar de carro, adquirir equipamentos tecnológicos ou até mesmo fazer aquela tão sonhada viagem.
Seu funcionamento é simples: um grupo de pessoas se une com o propósito de adquirir um bem ou serviço específico. Essas pessoas, chamadas de consorciados, contribuem mensalmente com pagamentos, que são reunidos em um fundo comum administrado por uma corretora especializada. Essa empresa é responsável por gerenciar todo o processo, desde a formação do grupo até a contemplação dos participantes.
Com o pagamento das parcelas mensais, o consorciado está construindo um fundo comum que será utilizado para contemplar os participantes. Essa contemplação pode ocorrer por meio de sorteios mensais ou lances, em que os participantes têm a possibilidade de antecipar sua contemplação oferecendo um valor maior.
Quando contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito, que representa o valor necessário para adquirir o bem ou serviço desejado. Com essa carta de crédito, é possível realizar a compra de forma tranquila e planejada.
Vale destacar que com a carta de crédito em mãos, é possível negociar condições mais vantajosas, como descontos à vista.
É por isso que o consórcio pode ser considerado uma forma de investimento, por causa dessa possibilidade de adquirir o bem desejado com recursos previamente guardados.
Em segundo lugar, o consórcio garante a chance de diversificação de investimentos. Ou seja, ao invés de destinar todo o capital disponível para um único objetivo, o consorciado pode utilizar parte dos recursos para participar de um consórcio, enquanto investe o restante em outras modalidades, como ações, imóveis ou aplicações financeiras.
É vantajoso investir em um consórcio?
O consórcio como investimento é considerado uma ótima maneira de planejar sua vida financeira e adquirir bens à vista, principalmente devido à possibilidade de o consorciado escolher como deseja usar o crédito.
No caso de consórcios de bens, por exemplo, é possível escolher a marca e o fornecedor do bem ou serviço, sejam eles de qualquer lugar do país. Isso significa que você poderá pesquisar e negociar com diferentes fornecedores para encontrar o carro, a casa ou o caminhão que melhor atenda às suas preferências e necessidades.
Importante destacar que essa escolha poderá ser feita livremente e que o participante sempre terá a possibilidade de escolher o que melhor atenda às suas preferências.
No caso dos consórcios de imóveis, o consorciado informa à corretora as características que deseja adquirir, como localização, tamanho, número de quartos, entre outros detalhes relevantes. Quanto mais específico for o perfil do imóvel desejado, mais direcionada será a busca.
Além disso, as regras que dispõem sobre o funcionamento do consórcio também estão na Circular 2.766 do Banco Central, de julho de 1997.
A legislação brasileira estabelece ainda outras diversas normas e regulamentações para os consórcios. A principal é a Lei nº 11.795/2008, conhecida como Lei dos Consórcios.
Dentre as regras para utilizar o consórcio como investimento, estão a autorização de funcionamento da empresa pelo Banco Central do Brasil (BCB), contrato de adesão, o fornecimento de informações claras aos consorciados e a constituição de um Fundo de Garantia.
Portanto, outra vantagem da modalidade é que ela está toda regulamentada, o que vai te proporcionar transparência, fiscalização e segurança financeira.
Como utilizar o consórcio como investimento?
Como destacado ao longo deste texto, utilizar o consórcio como investimento significa usufruir de uma alternativa a longo prazo que permite o planejamento financeiro e a possibilidade de adquirir um bem sem a necessidade de recorrer a empréstimos bancários. A modalidade é considerada um investimento pois permite retorno financeiro por meio da valorização do bem adquirido.
Um dos consórcios mais procurados é o de imóveis, já que o mercado imobiliário apresenta alta valorização ao longo do tempo. Ao final do consórcio, quando você é contemplado, é possível adquirir uma propriedade que pode ter se valorizado consideravelmente.
Um exemplo disso é que, em 2022, por exemplo, o preço dos imóveis teve a maior alta dos últimos 8 anos. Segundo dados do Índice FipeZap, a alta foi de 6,16%. O resultado ficou acima da inflação ao consumidor medida pelo IPCA/IBGE (+5,79%).
Para encontrar uma boa oportunidade no setor de imóveis, é importante que o consorciado tenha um auxílio. No consórcio, esse tipo de atendimento consultivo começa desde o fornecimento de informações sobre os planos disponíveis, explicação de condições contratuais, análise das opções de crédito, contratação, informe das datas de assembleias, resolução de eventuais problemas e, claro, orientações sobre as opções com maior potencial de valorização.
E o mais importante: no pós-contemplação, ou seja, depois deste momento tão sonhado, a corretora fornecerá orientações sobre os trâmites necessários para a aquisição do imóvel, como negociação com vendedores, análise de documentação e suporte jurídico.
O que vale mais a pena, consórcio ou investimento?
Em suma, o consórcio não deixa de ser um tipo de investimento. Mas existem algumas diferenças entre os dois termos.
Os investimentos propriamente ditos são aqueles feitos diretamente em ativos, como ações, títulos e fundos mútuos e até imóveis. A principal diferença para um consórcio é o objetivo e a forma como os recursos serão utilizados.
Por exemplo, o consórcio é voltado para aquisição de bens ou serviços em grupo. Já o investimento visa aumentar o patrimônio individual ao longo do tempo por meio da alocação de recursos financeiros em ativos.
Na prática, o consórcio é mais recomendado pelos especialistas para quem tem dificuldade de guardar dinheiro e mantê-lo guardado, pois impõe uma disciplina de pagamento mensal. As contribuições regulares para um fundo comum podem ajudar a criar o hábito de poupar.
Outra diferença está na tolerância ao risco. Enquanto os investimentos estão sujeitos a ganhos e perdas financeiras, no consórcio não há um componente de investimento com riscos associados.
Portanto, o consórcio é também recomendado para pessoas e famílias que possuem um orçamento mais apertado e não querem se preocupar com oscilações de mercado.
Nos investimentos, algumas pessoas têm uma alta tolerância ao risco e estão dispostas a investir em ativos mais voláteis, como ações, que podem ter grandes variações de preço. Já as que priorizam a preservação do capital e preferem os menos voláteis acabam optando por títulos do governo.
Resumindo: se o seu objetivo é fazer um orçamento financeiro mais estruturado e com a ausência de juros, opte pelo consórcio. Se o seu objetivo é aumentar patrimônio e ter renda adicional, opte pelos investimentos convencionais.
Vale destacar que utilizar o consórcio como investimento é uma boa alternativa para as famílias que querem conquistar patrimônio, mas não abrem mão de segurança financeira.
Quais as 5 principais vantagens do consórcio?
Agora que você já sabe como utilizar o consórcio como investimento, fica mais fácil resumir, de forma prática, quais as principais vantagens da modalidade. Veja:
- Flexibilidade na escolha do bem: o consórcio oferece a possibilidade de adquirir os mais diversos tipos de bens, como imóveis, veículos, serviços, itens empresariais, etc. Tudo isso de acordo com as suas necessidades e preferências individuais. Isso permite que você e sua família escolham o bem que melhor se adequa às suas circunstâncias e objetivos. No caso dos imóveis, isso significa escolher o número de quartos, banheiros, andares, localização etc.
- Ausência de juros: ao contrário de muitas opções de financiamento e empréstimos bancários, o consórcio não envolve o pagamento de juros. Na prática, o valor total pago ao final do consórcio será equivalente ao valor do bem adquirido, ou seja, sem custos adicionais relacionados a taxas de juros.
- Possibilidade de compra sem entrada: uma das principais vantagens do consórcio é a oportunidade de adquirir um bem sem a necessidade de fazer uma entrada inicial, como acontece muitas vezes com os imóveis financiados ou adquiridos por meio de correspondentes bancários. Isso pode ser uma vantagem para famílias que têm dificuldades em juntar uma quantia significativa de dinheiro no momento da compra.
- Acompanhamento de especialistas: as administradoras de consórcio fornecem todo o suporte e orientação ao longo do processo de compra, desde a adesão até a contemplação. Os profissionais possuem expertise no mercado e auxiliam os participantes em questões relacionadas à burocracia, oferecendo segurança, transparência e eficiência. Para isso, é fundamental pesquisar e escolher empresas de confiança.
- Pouco impacto no score de crédito: participar de um consórcio normalmente tem pouco impacto no score de crédito do indivíduo, já que a modalidade não envolve empréstimos ou financiamentos com instituições financeiras. Isso pode ser vantajoso para quem deseja adquirir um bem sem comprometer sua avaliação de crédito. Os scores de crédito são amplamente utilizados por instituições financeiras, como bancos e cooperativas, como parte do processo de avaliação do cliente. Trata-se de uma medida numérica que reflete a probabilidade de uma pessoa ou empresa pagar suas dívidas de forma pontual.
Como encontrar uma corretora de consórcios confiável?
Para encontrar uma corretora de consórcios confiável basta fazer uma pesquisa de referências. Uma empresa de confiança é devidamente credenciada e regulamentada pelos órgãos competentes.
No Brasil, essa fiscalização é feita pelo Banco Central e a corretora deve ser registrada na Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC).
A experiência e a reputação das instituições também devem ser consideradas. Uma empresa com um histórico sólido e com tempo de mercado vai oferecer serviços de mais qualidade e confiança. Na Porto Vale Consórcio, essa credibilidade é refletida nos números: somos líder de vendas no segmento desde 2006, o que nos consolida como a maior revendedora Porto do Brasil.
Nossa equipe é formada por mais de 400 especialistas em consórcio imobiliário, o que te garante, além de segurança, o melhor pós-venda do setor. O comprometimento com a transparência e a excelência no atendimento aos clientes é fruto de uma estrutura de alto padrão, formada oficialmente em 2003.
Entre os anos de 2006 e 2012, nossa empresa acumulou os melhores resultados e a melhor qualidade de vendas do país.
E os números positivos não pararam por aí. Em 2013, fomos novamente líder na negociação de novas cotas de consórcio no Brasil, atingindo o resultado de R$ 34 milhões em vendas.
Atualmente, a Porto Vale é responsável por mais de 15 milhões de contemplações mensais, dentre imóveis, automóveis, investimentos, terrenos, reformas, agro, caminhões, bicicletas, placas solares e bens empresariais.
Portanto, se você está procurando por uma corretora de consórcios confiável, moderna e que acompanha as tendências do mercado, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão disponíveis para te orientar desde as opções que se encaixam no seu perfil até o momento da pós-contemplação.