Conheça a modalidade de consórcio que viabiliza a instalação de projetos fotovoltaicos
Nos últimos anos, iniciativas que visam a adoção de meios sustentáveis de produção de energia elétrica, como o consórcio de placas solar, têm crescido de forma expressiva no Brasil.
Esta modalidade é, inclusive, a que mais tem se destacado recentemente. E isso se deve ao alto índice de incidência solar que países como o nosso recebem ao longo do ano, com características ideais para a implementação deste tipo de produção energética.
De acordo com dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), hoje a energia solar já é a segunda maior fonte de energia do Brasil, perdendo apenas para as hidrelétricas. Tal crescimento anda lado a lado com o aumento da preocupação global com as mudanças climáticas.
Hoje, um número cada vez maior de lideranças globais tem se posicionado pela adoção de práticas mais sustentáveis e pelo controle mais incisivo da emissão dos gases de efeito estufa.
Vale lembrar que no uso de energias do tipo não renovável, como é o caso das usinas termelétricas, o índice de poluição é muito alto, indo na contramão das mudanças necessárias para conter a crise climática.
Segundo cientistas e ambientalistas, a mudança de postura é urgente. Só em 2021, cerca de 55,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) foram emitidas para a atmosfera no Brasil por causa do uso das termoelétricas.
Isso é o que apontou o “2º Inventário de emissões atmosféricas em usinas termelétricas”, estudo produzido pelo IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente.
Já com a energia solar, o índice de poluição é zero. O sistema fotovoltaico instalado em empresas, indústrias e domicílios garante o acesso à energia de forma limpa e com economia.
Quer saber como viabilizar o seu projeto de energia solar? O consórcio de placas solares da Porto é a melhor opção do mercado. Vamos explicar aqui como a modalidade funciona. Confira!
O que é energia solar?
Em termos simplificados, a energia solar consiste na produção de eletricidade a partir da energia proveniente do sol.
Quem faz a escolha de investir na sustentabilidade e entrar em um consórcio de placa solar, por exemplo, pode ter acesso à tecnologia mais inovadora do mercado, por meio da instalação de placas fotovoltaicas.
Essas placas são formadas a partir de uma sobreposição cuidadosa de peças, sendo a célula fotovoltaica a grande estrela da operação. Elas geralmente são feitas de silício, material de alta capacidade condutora.
Depois de devidamente instaladas, as placas fotovoltaicas funcionam como coletores de fótons da luz solar. Estes geram um deslocamento de elétrons quando se colidem com os átomos do material semicondutor presente no painel solar. A partir dessa colisão, uma corrente elétrica se cria, fenômeno que recebe o nome de “efeito fotovoltaico”.
Todos os painéis instalados ficam em conexão com o inversor solar, equipamento responsável por converter a energia produzida (CC) em energia elétrica usável dentro do imóvel (CA).
Depois de passar pelo inversor, a energia vai para o quadro de luz e, então, é distribuída pelo espaço, podendo ser usada para alimentar todos os sistemas e equipamentos que necessitam de eletricidade.
Outro aspecto importante deste tipo de instalação é que ela pode ser feita em três tipos de sistema: on grid, off grid e híbrido.
1. Sistema on-grid
No sistema de energia solar on-grid, a rede do imóvel mantém uma ligação com a rede da concessionária de energia elétrica local.
Em uma instalação de placas fotovoltaicas feita em São José dos Campos – SP, por exemplo, o sistema ficaria ligado à rede da EDP Bandeirantes, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade.
Neste tipo de projeto, o que acontece é uma redução da conta de energia elétrica, já que boa parte da energia consumida será proveniente do sistema de placa solar.
Entretanto, caso o uso de energia seja intenso, também será possível contar com a carga proveniente da concessionária, garantindo uma segurança a mais.
E se a produção de energia solar for excedente, ou seja, caso não haja necessidade de usar a eletricidade entregue pela concessionária, será possível transformar este saldo em créditos, de acordo com o que está previsto pelo Artigo 14 do Decreto-lei nº 5.163, de 2004.
Desse modo é possível economizar até 95% na conta de luz. O sistema on grid é tipicamente usado em regiões urbanas e não exige a instalação de uma bateria, o que ajuda a baratear o projeto.
2. Sistema off-grid
Já no caso de uma instalação de placa solar off grid, a bateria é um componente essencial. Isso porque, como o nome indica, este sistema é “fora da rede”, ou seja, não tem conexão com uma empresa distribuidora de energia.
Neste sistema, toda a energia produzida pelas placas fotovoltaicas é armazenada em uma bateria, além de também passar pelo inversor solar. Desse modo, é possível garantir a distribuição de energia por todo o imóvel somente com a energia do sol.
Este modelo de sistema costuma ser muito usado em zonas rurais e em outras áreas que não tenham acesso à energia elétrica, como ilhas e regiões florestais.
3. Sistema híbrido
No sistema híbrido de energia solar, ocorre uma “mistura” dos dois modelos citados anteriormente.
Assim como no sistema off grid, ele conta com a presença de uma bateria. No entanto, assim como no sistema on grid, também é possível enviar o excedente de energia produzido para a rede da concessionária.
Ou seja, temos um sistema que se mantém ligado à concessionária de energia, mas que também detém uma bateria, garantindo mais independência energética. Este tipo de sistema de energia solar pode funcionar de duas formas:
Bi-modal: com a presença de um inversor que se mantém ligado à rede e ao sistema de baterias. Assim, permite-se que o usuário escolha se vai consumir energia diretamente da rede ou de suas baterias, garantindo que nunca falte o abastecimento.
All in One: as baterias também são carregadas diretamente pelo sistema de energia da rede elétrica, com o diferencial de que, além dos inversores, o projeto também conta com um banco de bateria, retificadores e controladores de carga.
Quais as vantagens da energia solar?
Agora que você já entendeu o funcionamento das placas adquiridas pelo consórcio de energia solar, é hora de conhecer quais são as principais vantagens de se optar por essa modalidade de consórcio. Confira!
1. Emprego de uma energia limpa, renovável e sustentável
Por meio do consórcio de placa solar é possível assegurar o acesso a uma fonte de energia não poluente e renovável, sendo que a energia solar é um dos melhores sistemas de autogeração de energia.
Além de depender apenas de uma fonte renovável de energia, o sol, e não gerar poluentes, como no caso das usinas, as placas de energia solar também são sustentáveis em todos os sentidos da palavra.
Todo o equipamento fotovoltaico pode ser reciclado, e isso só depois de um longo período de aproveitamento, já que a instalação tem mais de 25 anos de vida útil.
Além disso, com o consórcio de energia solar, o cliente também tem acesso a uma fonte de energia silenciosa, ou seja, que não causa poluição sonora, como acontece com os “cataventos” de energia eólica, por exemplo.
Ao instalar um sistema de energia solar, os recursos também podem ser usados com diversas finalidades, como, por exemplo:
- Automação industrial;
- Abastecimento de residências e empresas;
- Fornecimento de sustentação energética para baterias em sistemas nobreak ou para geradores;
- Irrigação e automação agropecuária;
- E várias outras necessidades.
2. Mais economia na conta de energia elétrica
Além de ser a melhor escolha para o planeta, ao lado de outras fontes não poluentes de energia, adquirir um sistema de energia solar em um consórcio de placa solar também é melhor para o seu bolso.
Isso porque o investimento feito na compra tem retorno imediato, com a redução da conta de luz. Todo o investimento pode ser recuperado em até 7 anos, um bom marco, tendo em consideração o tempo de vida útil da instalação, que é de mais de 25 anos.
Além disso, por empregar uma fonte de energia gratuita, nossa estrela maior, a geração de energia não fica a cargo das mudanças do mercado, do encarecimento deste ou daquele subsídio e muito menos dos interesses potenciais de empresas privadas de energia.
Basta pagar pelo equipamento e pela instalação e pronto: energia limpa e barata por décadas.
Mesmo para aqueles que escolhem o sistema on grid, que é o mais recomendado para as áreas urbanas, estar atrelado à empresa de eletricidade não é ruim, já que será possível adquirir créditos por meio das placas solares.
Como o sistema de autogeração de energia mais barato do mercado, a energia solar fotovoltaica também oferece necessidade mínima de manutenção, garante economia de até 95% da conta de luz e tem oferecido preços cada vez mais atraentes, diante do avanço das tecnologias no país.
3. Maior alcance energético
Outra grande vantagem de aderir ao consórcio de placa solar e empregar este sistema é que, por meio dele, é possível aumentar o alcance energético no país de forma autônoma, sem depender de projetos governamentais.
Isso acontece graças ao sistema off grid de energia solar, pelo qual é possível fazer uso da tecnologia mesmo em áreas isoladas da rede elétrica, como é o caso de boa parte da zona rural brasileira.
Desse modo, é possível levar eletricidade para casas de campo, escolas rurais, fazendas produtivas, ilhas, imóveis localizados em regiões florestais e outros casos. Isso colabora não só com o acesso à eletricidade em si, mas com o aumento de produtividade e da qualidade de vida das pessoas.
De acordo com dados divulgados em fevereiro de 2021 pela ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, cerca de 7% de toda a energia solar empregada no país se encontra no meio rural.
Segundo a pesquisa desenvolvida pela Associação, são mais de 27 mil sistemas fotovoltaicos, com potência instalada de 13,2%. Isso representa uma quantia superior à que é usada na indústria, que fica em 8%.
Com isso, propriedades de produção agrícola ganham meios de empregar tecnologias mais avançadas em seus trabalhos e os moradores do campo têm acesso a outras vantagens, como:
- Sistemas mais seguros de armazenamento de alimentos, com o uso de refrigeradores;
- Mais praticidade para a vida doméstica;
- Melhor acesso à internet;
- Garantia de melhores condições para as escolas rurais, ribeirinhas e indígenas, que, por vezes, se encontram em áreas fora da cobertura da concessionária de energia elétrica.
4. Valorização do imóvel
Outra vantagem fundamental do consórcio de placa solar é que, além de ser um negócio sustentável, ele também é um negócio rentável.
Com a instalação de placas solares, é possível valorizar o preço de um imóvel em até 6%, além de fazer do imóvel um bem mais atrativo para compradores que tenham interesse na tecnologia das placas solares.
É por este motivo que, por vezes, o consórcio de placa solar é adquirido em conjunto com uma cota para um consórcio de imóvel.
Tanto para aqueles que desejam obter um imóvel de alto padrão com o objetivo de vendê-lo posteriormente quanto para quem quer realizar o sonho da casa própria, este combo é um grande sucesso.
Outro ponto importante de se ressaltar é que, além do extenso tempo de vida útil, as placas solares também são extremamente resistentes às intempéries, ou seja, às variações extremas do tempo, como:
- Mudanças bruscas de temperatura;
- Chuva intensa;
- Ventos fortes;
- Umidade;
- Temperaturas extremas;
- Seca;
- Maresia.
Além disso, a instalação ocupa pouco espaço dentro do imóvel. Em grande parte dos projetos, as placas ficam posicionadas em cima dos telhados e não requerem muitas manutenções.
O ideal é apenas manter a limpeza do local de forma periódica, para evitar que obstáculos como galhos, folhas e outros componentes prejudiquem o funcionamento adequado do sistema.
Como funciona o consórcio de placa solar?
Depois de ter conhecido as principais vantagens do consórcio de placa solar, é hora de entender como é o funcionamento deste tipo de iniciativa.
Assim como em qualquer outra categoria, o consórcio de placa solar é composto por um número específico de integrantes, os consorciados, com um interesse em comum: a aquisição de um sistema de energia solar e sua instalação.
O número de integrantes de cada grupo pode variar de acordo com o período de duração previsto para o coletivo e o valor da carta de crédito almejada.
O tempo de duração do grupo é a quantidade máxima de meses para o recebimento da carta de crédito e para o pagamento de todas as parcelas do consórcio de placa solar.Já a carta de crédito nada mais é do que o valor total correspondente ao bem desejado. Ela é disponibilizada durante as contemplações, que ocorrem mensalmente nas assembleias, por sorteio e lance.
Vantagens de entrar em um consórcio de placa solar
Além das vantagens particulares de entrar em um consórcio de placa solar citadas anteriormente, também é importante ressaltar outra lista de benefícios diretos desse tipo de investimento. Confira os 3 principais motivos para fazer um consórcio!
1. Sem taxa de juros
De cara, uma das vantagens mais atraentes para quem realiza um consórcio de placa solar, ou de qualquer outro tipo, é a ausência da cobrança de juros.
Isso permite que o valor investido na iniciativa seja mais justo e coerente com o valor real do bem e/ou serviço almejado, ao contrário do que ocorre em outras modalidades.
É por esta e outras razões que o consórcio é uma das formas mais econômicas de adquirir um bem de alto valor, como é o caso das placas solares.
2. Mais segurança
Por se tratar de um investimento mais previsível, escolher entrar em um consórcio de energia solar também é uma das formas mais seguras de alcançar o bem e o serviço de instalação desejado.
Tal vantagem se reforça pela variedade de tipos de grupos, com diferentes números de integrantes, prazos de duração e valores de carta de crédito.
Assim, o consorciado consegue encontrar a opção que lhe ofereça mais vantagens, e consequentemente, mais segurança.
3. Mais chances de descontos e outros benefícios
Ao ser contemplado em um consórcio de placa solar, o integrante receberá a tão desejada carta de crédito, que corresponde ao valor total do bem. O grande diferencial disso? Poder realizar a compra à vista.
Como estamos falando de um bem e um serviço de alto valor, o pagamento à vista oferece a possibilidade de conseguir descontos e benefícios. Afinal, com o valor total em mãos, o poder de negociação do cliente cresce.
Onde fazer um consórcio de placa solar?
Depois de entender como a energia solar funciona, conhecer as principais vantagens dessa modalidade de autoprodução de energia e conferir detalhes sobre o funcionamento do consórcio, só falta saber onde fazer um consórcio de placa solar.
A Porto Vale Consórcio, principal afiliada do grupo Porto, com sede em São José dos Campos, São Paulo, trabalha com o consórcio de energia solar e foi pioneira nesta modalidade em sua região de atuação.
Além desta categoria, a Porto Vale Consórcio também trabalha com o consórcio de imóveis, consórcio de veículos, consórcio agro, consórcio para empresas e várias outras modalidades.
Cada grupo é criado e gerenciado por especialistas do mercado de consórcios.
Além de condições exclusivas e de variedade de grupos, a Porto Vale também se destaca pelo alto índice de satisfação de seus clientes, oferecendo pleno acompanhamento e suporte de consultores especializados, credenciados e treinados.
Quer conhecer mais sobre os grupos de consórcio disponíveis? Entre em contato com um de nossos consultores e peça por uma simulação!