Saiba como usar o consórcio de imóveis para adquirir uma casa de veraneio
Para boa parte dos brasileiros, a previsão de tempo bom e um descanso prolongado são o combo para uma coisa: praia.
Afinal, somos o povo de um país tropical que está repleto de cidades litorâneas com praias que podem ser consideradas verdadeiros paraísos.
É por esse motivo que, depois de comprar o primeiro imóvel próprio para morar, adquirir uma casa na praia aparece como o sonho de grande parcela da população.
Seja para ter um espaço só seu para aproveitar as férias e os feriados ou para fazer uma renda extra com o aluguel de temporada, ter uma casa na praia traz várias vantagens.
Para quem compartilha desse sonho, escolher um bom consórcio de imóveis é o jeito ideal de ter acesso a uma casa de veraneio de forma planejada e econômica.
Por isso, aqui na Porto Vale Consórcio, oferecemos vários perfis de grupos de consórcio de imóveis dedicados exclusivamente a este tipo de realização pessoal.
Se você tem interesse no assunto, confira neste conteúdo um guia completo sobre consórcio de imóvel, que aborda algumas das questões mais frequentes dos clientes que desejam investir em casas na praia.
Qual imóvel posso comprar com consórcio?
Com o consórcio imobiliário, é possível adquirir todo tipo de imóvel. E quando dizemos todos, são todos mesmo: há consórcio para casa na praia, consórcio de terreno, apartamentos, galpões, salas comerciais, propriedades rurais produtivas e muitos outros perfis de imóveis.
O fato é que não há limitação em relação ao tipo de imóvel que se pode comprar por meio da carta de crédito imobiliária. O cliente contemplado tem liberdade para escolher um imóvel que atenda às suas necessidades e sonhos.
Com o consórcio de imóveis da Porto Seguro, é possível encontrar o grupo certo para os seus objetivos, como:
- Casa
- Apartamento
- Sala comercial
- Projeto de construção ou reforma de um imóvel
- Terreno
- Casa de veraneio
- Chácara ou sítio
- Entre outros.
Além disso, há quem opte pelo consórcio de imóvel da Porto Vale Consórcio como investimento. Tal escolha se deve principalmente ao fato de que o mercado de imóveis é um setor relativamente estável, que mantém bom potencial de valorização ao longo dos anos.
Portanto, investir em imóvel traz baixíssimo risco e alta taxa de retorno, o que faz dessa a opção ideal para investidores mais conservadores e que buscam segurança.
Escolher um consórcio para casa na praia é, inclusive, uma excelente opção para quem deseja usar o consórcio como investimento, pelo grande potencial de obter uma renda passiva com a locação do imóvel.
Como ter uma casa na praia sem pagar juros?
Para garantir que terá sua casa na praia sem ter que se preocupar com a cobrança de juros, a melhor decisão é, sem sombra de dúvida, escolher um bom grupo de consórcio.
O consórcio de imóveis não tem cobrança de juros ou a exigência de uma entrada alta, dois fatores que facilitam a adesão de diferentes perfis de clientes.
Vale destacar que a ausência de juros é um dos fatores que garante que a compra de bens de alto valor por meio do consórcio seja mais barata do que em outras modalidades.
Este tipo de iniciativa permite que o cliente adquira um bem de alto custo, como uma casa ou apartamento na praia, de forma programada, usando os recursos do fundo comum que é formado pelos consorciados.
Aqui, vale destacar que cada grupo de consórcio é composto por pessoas que nutrem um desejo em comum. Por exemplo, no caso do consórcio para casa na praia, o ponto de encontro para todos os membros é o objetivo de adquirir uma propriedade no litoral.
No consórcio, os integrantes do grupo pagam as parcelas de suas cotas e um ou mais consorciados são contemplados todos os meses, tendo acesso à carta de crédito que corresponde ao valor integral do bem almejado.
Isso significa que, em um consórcio para casa na praia, os clientes poderão comprar à vista o imóvel que querem, o que garante uma enorme margem para negociar descontos e outras vantagens.
Consórcio para casa na praia é uma forma de investimento?
Além da ausência de juros, outro fator que faz com que o consórcio para casa na praia seja uma ótima forma de investimento é a alta valorização que os imóveis no litoral têm, especialmente aqueles localizados perto das praias.
De uma forma geral, o preço dos imóveis residenciais no Brasil fechou o ano de 2022 com uma alta de 6,16%, de acordo com dados do Índice FipeZap.
Esse índice revela que o mercado imobiliário registrou um resultado acima da inflação ao consumidor medida pelo IPCA/IBGE (+5,79%), o primeiro aumento depois do período pandêmico de 2020 e 2021.
E quando falamos de imóveis localizados em cidades litorâneas e turísticas, como Ubatuba e Santos, no litoral paulista, os números também são promissores. Dados de mercado indicam uma valorização de quase 9% no preço médio do metro quadrado nestas regiões.
Além dessa valorização, as cidades litorâneas garantem bom potencial turístico e retorno financeiro com o aluguel de temporada, o que assegura que o imóvel nunca fique vazio em períodos de férias.
Outro ponto importante sobre os imóveis no litoral é que há um intenso processo de verticalização nestas cidades, o que significa que existem vários projetos de edifícios residenciais em andamento, com a oportunidade de comprar apartamentos na planta por preços mais acessíveis.
Bom, agora que você já conhece as principais características e vantagens de usar o consórcio para comprar uma casa ou apartamento na praia, confira um passo a passo para contratar a sua cota!
1. Entenda seus objetivos
O primeiro passo para ingressar em um consórcio para casa na praia com responsabilidade e encontrar um grupo que realmente atenda aos seus interesses é estabelecer um objetivo claro para o investimento.
Que tipo de imóvel você deseja ter? Onde? De que tamanho? Como vai usá-lo? Quais são suas prioridades na hora de escolher um imóvel?
Estas e outras questões precisam estar claras para que o investimento possa ser direcionado para o grupo de consórcio ideal.
Avalie seu orçamento, defina o tipo de imóvel que deseja comprar e, principalmente, o valor total que deseja gastar para essa realização.
2. Faça uma avaliação de perfil
Para que possa escolher o grupo certo de consórcio para casa de praia, também é indispensável passar por uma avaliação de perfil.
Você pretende usar o imóvel para passar as férias com a família? Então, a prioridade deve ser encontrar um espaço amplo, confortável e seguro.
Quer um imóvel em uma cidade litorânea onde você possa viver depois da aposentadoria? Então, avalie a infraestrutura da cidade, os melhores bairros e o custo de vida.
Agora, se o seu objetivo é fazer negócios com a casa de veraneio, é importante dar preferência para regiões que atraem o turista durante o ano todo, como, por exemplo, cidades que realizam eventos anuais importantes, como ocorre em Paraty, que tem em seu calendário oficial a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), evento que atrai o público nacional e estrangeiro.
3. Apartamento ou casa?
Lembra que falamos sobre como a verticalização tem sido uma tendência no mercado imobiliário do litoral? Pois é, para comprar um imóvel de veraneio, é importante decidir antecipadamente se você prefere uma casa ou um apartamento.
Neste sentido, é interessante escolher o grupo de consórcio já tendo em mente o perfil do imóvel que deseja comprar, pois isso vai orientar seu investimento com mais precisão.
No caso dos apartamentos, é possível garantir mais segurança para os residentes e para o imóvel, já que se trata de um espaço monitorado e com acesso controlado. No entanto, o proprietário terá que pagar o condomínio todos os meses, mesmo que só use o imóvel no período de férias.
Já ao comprar uma casa, o proprietário só gastará com a manutenção do imóvel ao longo dos anos e terá um espaço mais amplo, com quintal e área de lazer privativa.
Entretanto, deixar a casa desocupada por longos períodos pode ser mais perigoso, o que exige a contratação de um serviço de vigilância e segurança patrimonial.
4. Organize seu orçamento
Depois de ter estabelecido o tipo de casa na praia que deseja, é hora de organizar seu orçamento e se planejar adequadamente para a compra.
Faça um balanço de todos os seus ganhos e gastos dos últimos meses (de 3 a 6 meses preferencialmente) e entenda qual parte da sua renda mensal poderá dedicar ao consórcio para casa na praia.
Aqui, o ideal é que o investimento não comprometa mais do que 30% da sua renda, para que a iniciativa não afete sua saúde financeira.
5. Encontre uma empresa de consórcio que tenha estratégias de lances
O último passo para se organizar e comprar uma casa na praia com o consórcio é garantir que realizará seu investimento com uma empresa de confiança e que permita a oferta de lances.
Na Porto Vale Consórcio, os clientes têm total suporte de consultores especializados e experientes, que orientam sobre estratégias personalizadas de lances para acelerar a contemplação.
Os lances funcionam como um adiantamento de parte do valor que o consorciado ainda deve pagar à administradora. Todos os meses, os consorciados podem apresentar seus lances, e aquele que oferecer o maior valor, sai vitorioso e recebe sua carta de crédito.
Gostou do consórcio para casa de praia e quer saber mais? Fale com a equipe da Porto Vale, a maior afiliada do grupo Porto no Brasil. Entre em contato com um de nossos consultores e faça uma simulação!