Saiba qual é o perfil ideal para ser um consorciado
O consórcio é uma modalidade de compra coletiva e programada, que funciona a partir da formação de um fundo comum entre os consorciados.
Basicamente, o objetivo do consórcio é garantir aos brasileiros uma maneira de compor uma poupança carimbada para a realização de uma meta específica, que pode ser a compra de um carro novo, uma casa própria ou outras finalidades, de acordo com a proposta de cada grupo.
É uma boa fazer consórcio? Os números e as experiências positivas compartilhadas por consorciados mostram que sim!
Segundo dados da assessoria econômica da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), no 1º bimestre de 2023, o sistema de consórcios registrou um crescimento acima de 20%. Os números positivos têm consolidado o consórcio no mercado.
Ao entrar para um consórcio, a pessoa começa a pagar as parcelas mensais, direcionando recursos para a conquista de um bem de alto valor agregado. A modalidade sempre possui um prazo de duração estabelecido em contrato e é representada por uma administradora autorizada pelo Banco Central.
Dessa forma, o consórcio é uma forma de investimento regulamentada, com legislação própria e muita segurança. As parcelas do consórcio têm reajustes baseados em indicadores econômicos ao longo do tempo e, por isso, o consorciado nunca perde seu poder de compra e tem seu retorno garantido.
Além disso, no consórcio, os brasileiros não pagam a pesada carga de juros do financiamento e têm muita flexibilidade para usar o crédito da maneira que for mais conveniente para a sua realidade.
Perfil ideal de consorciado
O consórcio é ideal para pessoas que têm um plano de vida de médio e longo prazo e que desejam poupar hoje para construir um patrimônio para o futuro.
Na modalidade, o consorciado pode ser contemplado desde o primeiro mês, seja por sorteio ou lance.
Na prática, o consórcio é indicado para quem pode se planejar para fazer uma aquisição e não tem pressa para obter o bem.
O investimento funciona, por exemplo, para pessoas que têm dificuldade em guardar dinheiro por conta própria e precisam de um incentivo para direcionar um montante mensal para uma compra planejada.
Ao aderir ao consórcio, é possível guardar um valor todos os meses com disciplina. Esse valor vai, aos poucos, se acumulando no fundo comum e possibilita a contemplação com a carta de crédito, que corresponde ao crédito integral para a compra do bem.
De forma geral, o consórcio traz educação e disciplina financeira, e é uma alternativa viável para quem consegue fazer um planejamento para constituir seu patrimônio ao longo dos anos.
Para entrar para um consórcio, a pessoa precisa, em primeiro lugar, entender se as parcelas são viáveis e cabem no seu orçamento.
Fazer as contas e se preparar para o investimento são ações importantes a serem tomadas antes de aderir ao consórcio, já que trazem clareza e confiança para a tomada de decisão.
O consórcio é para você?
Bom, se a sua ideia é comprar um carro ou casa sem pagar juros, com economia e certeza de um bom investimento, o consórcio é para você.
No entanto, é necessário entrar em um consórcio ciente dos termos contratuais e do tempo necessário para ser contemplado.
Como no consórcio a contemplação pode vir por sorteio ou lance, existem duas formas de conquistar seu objetivo: ou você conta com a sorte para ser contemplado ou direciona uma reserva financeira para ofertar no lance e acelerar a contemplação.
É fundamental aderir ao consórcio com autorresponsabilidade e consciência de que a modalidade não garante contemplação imediata.
Em alguns casos, principalmente quando o consorciado está descapitalizado e não consegue dar lances, é necessário esperar pela contemplação via sorteio.
Assim, se você precisa comprar um bem de forma imediata, o consórcio pode não ser a opção mais adequada. No entanto, se o intuito é ter tempo para planejar uma compra econômica e vantajosa, o consórcio é perfeito!
O ideal é que você avalie a sua realidade, converse com um corretor especializado para entender os termos do consórcio e decida se a modalidade funciona para você!
As suas demandas pessoais, sua condição financeira e o seu perfil de investidor podem indicar se o consórcio é o melhor caminho.
Qual o papel do consorciado no grupo de consórcio?
Sem dúvida, o consorciado é o maior interessado no sucesso do seu grupo de consórcio. Sendo assim, é fundamental pagar as parcelas em dia, evitar a inadimplência, ser participativo nas assembleias mensais e contar com o apoio de seu corretor para traçar estratégias que possam acelerar a contemplação.
Uma das possibilidades é analisar o histórico do grupo de consórcio, entender o padrão dos lances e guardar o dinheiro necessário para fazer uma oferta com o potencial de ser bem-sucedida.
Mais do que apenas sorte, o consórcio exige planejamento e estratégia. Dessa forma, a recomendação é não ficar passivo e buscar uma participação que contribua para que a carta de crédito chegue mais rapidamente às suas mãos.
Faça as contas e entenda se é a hora certa de aderir ao consórcio
O consórcio é a única modalidade de compra programada sem juros que permite que você conquiste bens de alto valor, como apartamentos, casas e carros. Essa é uma alternativa que garante previsibilidade e segurança.
Se você está interessado em contratar um consórcio, faça as suas contas pessoais, saiba qual o montante que você tem disponível para investir e trace um plano para acelerar a sua contemplação.
Para entender todas as regras, prazos, valores e taxas do consórcio, você pode contar com o atendimento de um consultor da Porto Vale Consórcio, a maior corretora Porto Seguro do país.
Com os especialistas da Porto Vale, você vai conseguir entender plenamente o contrato de adesão, escolher o melhor grupo para os seus objetivos e ter certeza de que essa é a melhor alternativa para a concretização dos seus sonhos.
Você pode contratar essa modalidade de crédito sem burocracia, de onde estiver. Entre em contato com a equipe da Porto Vale e solicite agora mesmo uma simulação de consórcio e uma reunião para tirar suas dúvidas.